Resultado
XIX ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS
Localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil. O farol primitivo foi o segundo existente em todo o continente americano, antecedido somente pelo farol do antigo Palácio de Friburgo no Recife. A torre atual, de 1839, é troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, tem 22 metros de altura e foi pintada com bandas pretas e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.
Popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador, a capital do estado da Bahia, no Brasil. Se localiza no Centro Histórico da cidade na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho,[1] o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
É um bairro nobre, localizado na orla marítima da cidade de Salvador, no Estado da Bahia, no Brasil.
É o primeiro elevador urbano do mundo. Localizado na cidade de Salvador, na Bahia, cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. Hoje é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.
O Mercado Modelo é um mercado de artesanato situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador. Constitui-se em importante atração turística, visitado por 80% dos turistas da cidade. Diante da Baía de Todos os Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico (que inclui o Pelourinho).
O farol de Itapuã ou farol da Ponta de Itapuã é um farol em Salvador, na Bahia, no Brasil. Se situa na praia de Itapuã, no subdistrito de Itapuã, a cerca de 23 quilômetros a és-nordeste do farol de Barra.
O XIX Encontro Regional de Estudantes de Letras (Nordeste) será realizado na cidade de Salvador, capital da Bahia. Preservando a tradição, o evento ocorrerá na Semana Santa, de 28 de março a 1º de abril de 2018, com o tema geral #SomosTodosLíngua: Abraçando as letras e suas diversidades.
A partir do tema proposto, pretende-se abordar temáticas que englobem uma visão diversificada dentro do curso de Letras, trazendo uma liberdade para discussão do papel de Letras no ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, lançamos um convite para união de estudantes, visando comungar e promover a empatia nesses tempos de crise e divisão. Ao nos reconhecermos num mesmo e único grupo (#SomosTodosLíngua), queremos propor o ABRAÇO às diversidades, através da convivência, escuta, descoberta e aceitação do universo de pluralidades encontradas na nossa área e que refletem nossas relações sociais e educacionais.
O EREL é um evento de suma importância para o corpo discente do curso de Letras, não só pelo seu tamanho, mas também por ser um espaço auto-organizado, sendo construído por estudantes para estudantes. Tem especialmente um papel sócio-político fundamental na vida dos letrandos, ao promover estratégias que estimulam os estudantes a participar de pesquisas de iniciação científica, performances culturais, além da reflexão crítica acerca da realidade política e social que abarca o atual sistema educacional no Brasil e que reflete nos futuros profissionais de Letras. Portanto, os conhecimentos adquiridos durante o encontro são perpassado para a comunidade externa das Universidades.
Nos últimos anos o EREL Nordeste vem sofrendo um período de incertezas. Acontecimentos como o golpe político em 2016 e o sistemático corte de verbas das universidades públicas suscitou novamente a possibilidade do evento não ocorrer. Ciente da relevância do encontro, principalmente diante dos últimos retrocessos ocorridos em nossa sociedade e no campo educacional, nós estudantes de todo o nordeste precisamos estar atentos para enfrentar os momentos sombrios que pairam sobre nossa sociedade. Por tudo isso, o Centro Acadêmico de Letras da Universidade Federal da Bahia (gestão Primavera das Letras), decidiu enfrentar os desafios diretamente intrínsecos na organização do evento, trazendo o EREL 2018 para Salvador.
Se faz importante a união do estudantes para enfrentar o períodos difíceis que virão pela frente!
Tá barril, viu? Mas quando chegar março, ninguém nos segura!
Bem-vindos ao Encontro Regional de Estudantes de Letras 2018!
Um xêro!
A Comissão